Livro do desassossego

Fernando Pessoa
Bernardo Soares(Fernando Pessoa)
«Quem sonhou todas estas ficções foi o passeante da Rua dos Douradores, um homem triste por não existir como se sonhava, irmão gémeo por dentro de Luís da Baviera, prisioneiro como ele de idênticos fantasmas. Enquanto se inventava poeta e nos sonhava mais angustiados do que somos, mais perdidos do que ele se sentia, mais tristes do que ele era, ia escrevendo como quem transcreve o sonho que o está sonhando, o livro do seu Desassossego. Não há na nossa literatura prosa mais luminosamente suicidária. Aí se despe da sua própria ficção oferecendo-se sem resguardas como órfão de tudo, excluído voluntário dos outros e da vida, sonhador de todos os sonhos, sobretudo dos improváveis.»
Aí está o retábulo da sua vera e incruenta paixão. É um retábulo simbolista, pouco conforma ao mito - Pessoa de um vanguardismo estridente e todo exterior, mas talvez esse mito seja mais do nosso engano do que da sua verdade. Toda a sua vida foi simbolista.Devolvamo-lo, pois, à sua dolorosa realidade de amante da Morte, de herói da impossibilidade de amar:

« Teu amor pelas cousas sonhadas era o teu desprezo pelas coisas vividas.
[ excerto do f.335 do L.D.] »

resenha por Eduardo Lourenço

quinta-feira, abril 13, 2006


Fragmento 34


enso às vezes que nunca sairei da Rua dos Douradores. E isto escrito, então, parece-me a eternidade.
Não o prazer, não a glória, não o poder: a liberdade, unicamente a liberdade.
Passar dos fantasmas da fé para os espectros da razão é somente ser mudado de cela. A arte, se nos liberta dos manipansos assentes e obsoletos, também nos liberta das ideias generosas e das preocupações sociais - manipansos também.
Encontrar a personalidade na perda dela - a mesma fé abona esse sentido de destino.


Bernardo Soares


2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Olá, boa noite.
Vim por intermédio do blog Meu Bazar, curiosa com essa persona de Fernando Pessoa, para mim, desconhecida.
Não comentarei o post atual, por enquando, porque pretendo começar a ler desde o primeiro, mas desde já, agradeço-lhe por esse belo trabalho.

Beijos

11:05 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Cool guestbook, interesting information... Keep it UP
Nikon microscope acuvue Download graphics card geforcefx 5600 Agility drills for youth football Farmers insurance homeoners insurance quotes

6:45 PM  

Postar um comentário

<< Home